12 maio, 2013
No mundo de hoje é impossível não dar valor a reciclagem e aos efeitos que ela tem na nossa sociedade.
Pensando nisso, entrei em contato com um morador de Tanguá que é especialista no assunto. Seu nome é Paulo Leonardo e ele tem projetos nessa área pra aplicar na cidade.
T.A.!: HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA COM RECICLAGEM E O QUE TE MOTIVOU A ISSO?
P.L.: Pra falar a verdade, o meu primeiro emprego direto foi com a reciclagem. Eu comecei trabalhando por volta de 2005, no aterro sanitário Jardim da Gramacho, em Caxias. Foi quando eu tive o primeiro contato com todo o material aproveitado e descobri a importância e o valor em cima desse material, porque a gente, na condição de comprador, chega no mercado e não tem noção da importância que tem o material depois que nós o jogamos na lixeira.
T.A.!:QUAL É (OU FOI) A SUA MAIOR DIFICULDADE AO IMPLEMENTAR SEU PROJETO?
P.L.: A primeira acho que é o preconceito porque as pessoas ainda não tiraram da cabeça esse preconceito de que o lixo é só lixo e não uma forma de até ganhar dinheiro. Hoje em dia se você parar pra analisar o valor de um material reciclável, tem pessoas que ganham até dois mil por mês só trabalhando com material reciclado. Então as pessoas ainda tem muito preconceito com o lixo achando que ele só é lixo. Mas se parar pra pensar e fizer a ação correta, se separar a garrafa pet do poliestileno, do polipropileno e assim por diante, vão descobrir o seu valor real. Enquanto não descobrirem isso, vai ficar essa dificuldade pra gente, até introduzir a reciclagem na cabeça das pessoas.
T.A.!: DO SEU PONTO DE VISTA, QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM RECICLAGEM?
P.L.: Muita. A reciclagem cria postos de trabalho, ela preserva o meio ambiente... Uma garrafa de vidro leva um tempo indeterminado pra permanecer no meio ambiente. Uma garrafa pet leva 450 anos pra se decompor. Se as pessoas reciclarem elas vão estar garantindo postos de trabalho pra outras pessoas (os catadores, que por sua vez, são vistos na sociedade como lixeiros), estão colocando o pão nas mesas de suas famílias, e estão protegendo no meio ambiente (que hoje está em risco), e o lixo é o maior degradador do meio ambiente. E se a gente puder reciclá-lo, a gente vai construir um amanhã pros nossos filhos e netos bem melhor.
T.A.!: CHEGA A SER UMA URGÊNCIA?
P.L.: Com certeza! A cada passo que a gente dá com a reciclagem a gente consegue salvar uma pessoas daqui a alguns anos. O que eu quero dizer com isso? Vou dar o exemplo do óleo de cozinha: muitas pessoas não tem o conhecimento que o óleo de cozinha pode ser transformado em sabão, e que tem todo um processo pra aproveita-lo. Muitas empresas já fazem esse trabalho. O óleo de cozinha degrada o nosso solo, e a gente joga ele fora como se não tivesse a menor importância. Joga no chão e tudo mais, e ele pode sim ser reutilizado. Como a latinha de alumínio. 96% das latinhas que são feitas hoje já são recicláveis. Se a gente reciclar todos esses materiais, vai estar garantindo um amanhã mais seguro.
T.A.!: O QUE VOCÊ DIRIA PRA QUEM QUER COMEÇAR A TRABALHAR COM RECICLAGEM?
P.L.: Que invistam mais. Hoje em dia existem vários cursos preparatórios pra isso. As pessoas que tiverem condições de procurarem até mesmo um curso técnico de meio ambiente, uma faculdade de engenharia ambiental, façam, porque hoje em dia ainda tem muito preconceito mas acredito que daqui a uns anos, isso vai acabar. Até porque na verdade a reciclagem foi introduzida no nosso meio desde a década de 80, e já cresceu muito no Brasil e vem crescendo cada dia mais. Porque hoje cada pessoa no país produz em média 1kg de lixo por dia, mas essa média pode aumentar.Então nós precisamos incentivar esse trabalho dos catadores, e os catadores não somente trabalhar mas também conscientizar as pessoas da coleta seletiva. De separar o copo, do vidro, o papel do metal,... Então o único conselho que eu deixo pra essas pessoas é não só coletar, mas também conscientizar.
T.A.!: VOCÊ JÁ PASSOU POR OUTRAS CIDADES ALÉM DE TANGUÁ. NESSAS CIDADES VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR UMA POSTURA ADEQUADA DAS AUTORIDADES POLÍTICAS DIANTE DO FATOR RECICLAGEM?
P.L.: Não. Eles até tem o intuito mas de acordo com as dificuldades que vem surgindo muitos órgãos do meio político se acomodam. Mas o Governo Federal tem vários recursos pra incentivar essas ONGs, e etc. É só a gente procurar, tem várias ONGs que trabalham com isso (especificamente com a parte de conscientização). Só que hoje poucas prefeituras investem um pouco mais. Só que já tem estados que já estão quase fazendo o seu PIB só de trabalhos de reciclagem. E é um número histórico. E o Brasil hoje já é campeão mundial em reciclagem de latinhas, metais e plástico. O país já deu um salto muito grande, mas não é o bastante, porque a gente vê muito material na rua e tudo mais. Faltam pessoas que tenham disposição pra investir nessa questão (empresários e executivos)
T.A.!: VOCÊ VÊ ALGUM POTENCIAL EM TANGUÁ COMO PRODUTOR DE RECICLÁVEIS?
P.L.: Com certeza, com certeza! É como eu disse ainda a pouco: cada pessoa produz cerca de 1kg de lixo por dia, e Tanguá, hoje, parece que está em torno de 40 mil pessoas. Então são mais ou menos 40 toneladas de lixo por dia que a cidade está produzindo. Então você pega um tanto de catadores, uma empresa disposta a produzir, e você vai estar dando emprego, reciclando e salvando a natureza de uma vez só. Tanguá tem sim potencial. Só tá faltando um empresário, uma pessoa que tenha condições de investir no meio ambiente da cidade e na reciclagem que é uma carência de Tanguá?
T.A.!: PRA FINALIZAR, QUAIS OS SEUS PLANOS PRO FUTURO EM RELAÇÃO A RECICLAGEM?
P.L.: Eu recebi a pouco tempo um convite pra estar formando uma cooperativa na cidade, por parte da secretária de Assistência Social. Aí eu vou estar selecionando as pessoas que tem esse interesse pra incentivar a reciclagem na cidade. Tem vários exemplos de cooperativas que começaram do nada e que hoje estão aí, no auge. Acho que Tanguá tem potencial e eu acredito em Tanguá, então se eu conseguir arrumar as pessoas que tem essa disponibilidade de acreditar junto comigo eu vou estar sim formando uma cooperativa de reciclagem na cidade.
Paulo Leonardo aceitou nosso convite pra se tornar colaborador do nosso blog. A partir da próxima semana ele estará aqui dando dicas de reciclagem artesanal e funcional.
Aos que estiverem interessados em participar da cooperativa que vai se formar pode entrar em contato com o blog pelo email tanguaagora@gmail.com ou acessando o perfil do Paulo Leonardo (http://facebook.com/pauloleonardo.viana )
CONSIDERAÇÕES FINAIS
" Agradeço as pessoas que formam a equipe do blog. Dizer também, que é uma boa iniciativa a de falar sobre reciclagem, afinal a nossa realidade hoje é pensar no amanhã. Se não pensarmos no nosso amanhã hoje, os nossos filhos vão que vão sofrer (e nós juntos com eles). Hoje economizar água é importante, reciclar é importante. Porque você não vai estar pensando não só em você mas em todos que vivem nesse mundo.
T.A.!
Marcadores:#Entrevistas,#Meio Ambiente
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
::MARCADORES:
::SERVIÇOS::
::NAS REDES::







0 comentários:
Postar um comentário
Concorda? Discorda? Conhece um caso parecido? Deixe seu comentário, sua opinião. Sua participação é importante pra nós.