23 setembro, 2013

Neste fim de semana, estive em companhia do Rodrigo Lúcio (já apresentado anteriormente como administrador da página Tanguá Antigo), em um viagem curta para a cidade de Cachoeiras de Macacu, cidade limítrofe ao norte de Tanguá.



Nunca havia visitado a cidade, e fiquei admirado ao encontrar uma lugar onde a preocupação com a natureza e o equilíbrio entre o urbano e o ecológico, são coisas visíveis a qualquer transeunte. Prova disso é a praça da Boa Vista, onde além de encontrar um rio cheio de banhistas, está também a Pista de skate conhecida como "Pista Maloqueira".


Claro, cada cidade tem suas condições que influenciaram em suas mudanças mas em dadas questões (e não dá pra ser totalmente preciso numa única visita), não há mal algum em usar alguns aspectos como referência. E Cachoeiras tem disso aos montes para nos servir de referência.

Um desses aspectos é o investimento em Turismo e Meio Ambiente. Além de possuir uma vasta lista de opções com locais para estadia e retiros e hospedagem, Cachoeiras tem seus pontos turísticos e investe nisso.


Além disso, fazendo jus ao nome do município, seus rios e cachoeiras (que cortam toda a cidade) são limpos e cheios de vida. Mesmo depois de passarem por casas empresas, indústrias e etc, Cachoeiras tem rios fluentes e translúcidos que deixam a mostra peixes variados. Essa preocupação com o Meio Ambiente pode ser vista de várias formas. Uma delas é um Ponto ecológico que encontramos instalado no caminho para o acampamento que íamos visitar


Tal cuidado e interligação, não são a toa. É óbvio que Meio Ambiente e Turismo andam lado a lado no município. É uma solução quase óbvia para o crescimento de uma cidade que (assim como Tanguá) possui traços rurais extremamente fortes. E essa valorização se estende ao centro da cidade, onde é possível encontrar um número muito grande de árvores e arbustos em meio as construções da cidade.

Todos esses avanços podem ser adquiridos por métodos muito simples e que envolvem a participação do povo. Vimos isso a partir do trabalho de Wellington Lyra, que realiza o projeto Arte no Poste (onde pinta postes, orelhões e praças da região) e que faz parte do EcoCampingCultural Caminhantes das Estrelas. No Eco Camping, existe uma série de projetos que valorizam a vivência cultural e que envolvem a população cachoeirense, trabalhando questões sociais, culturais e ambientais, dentre outras. Seus trabalhos envolvem, desde o projeto Arte no Poste até hortas comunitárias.


Sou sincero quando digo que muitos dos projetos futuros do Tanguá Agora! serão revistos a partir dessa experiência com eles. E acredito que muito do planejamento ecológico da cidade de Tanguá  pode e deve ser emulado ou adaptado dos planejamentos de Cachoeiras de Macacu, se houver o cuidado de observar as condições e necessidades do nosso município.

Óbvio, essa é a minha opinião e há quem discorde, mas depois de ter visto que  é possível fazer de Tanguá uma cidade melhor partindo de um ponto tão simples, fica difícil de não acreditar nisso. O trabalho não foi feito por uma única parte. Cidadãos e governo fazem sua parte a assim a cidade chega onde está. Que o mesmo aconteça em Tanguá e que todos possam ver a beleza da nossa terras do nosso povo.


Links complementares:

T.A.!

3 comentários:

  1. Poxa, que relato legal sobre nossa cidade, meu amigo! Fico muito feliz de saber que nossas experiências locais de alguma forma servem de inspiração para as mudanças necessárias aí em Tanguá. Estamos todos dando os primeiros passos, e é fundamental promovermos essa troca de ideias para que aprendamos juntos a andar com firmeza. Um abraço, foi um prazer te conhecer!

    Wellington Lyra
    Projeto Arte no Poste e Secretaria de Turismo e Cultura
    Cachoeiras de Macacu RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que fico muito feliz de ter visto esta realidade que eu sonho pra minha cidade, acontecendo tão perto. Como disse antes de sair daí, apeguei-me agente e ao lugar. Em breve estarei aí novamente pra mais uma troca.

      Excluir

Concorda? Discorda? Conhece um caso parecido? Deixe seu comentário, sua opinião. Sua participação é importante pra nós.

::NAS REDES::

Visite nossa página! Siga-nos no Twitter! Nos adicione aos seus círculos! Increva-se no  nosso Canal!! Baixe o app para Android e IOS Image Map

::CURTE::

PARCEIROS

   

Pra ser nosso parceiro, basta adicionar este banner em alguma lugar da sua página, e faça uma postagem falando sobre nosso trabalho. Em seguida, nos notifique pelo e-mail tanguaagora@gmail.com. Faremos o mesmo, e divulgaremos nas redes sociais.
Seja nosso parceiro