23 agosto, 2013

Tanguá possui a segunda maior produção de laranjas do estado (mais de dez mil toneladas por ano). O único município a sua frente é o de Araruama. Esse dados nos faz lembrar que mais da metade do nosso município é dominada pela área rural, e que por isso mesmo, gera outros produtos além da laranja (mais precisamente, laranja, aipim, jiló e quiabo). Naturalmente, seria comum a criação de um espaço que desse aos produtores rurais uma forma de viver do seu trabalho. Vendendo o fruto de suas terras.


Esse local é o Mercado do Produtor Rural, localizado a margem da BR 101. O Mercado, surgiu em 2006 e desde então, tem dado espaço aos produtores rurais. Lá, produtos de origem rural (frutas, verduras, raízes, mel, ovos, doces caseiros, queijo, artesanatos...), são vendidos pelos próprios produtores em cerca de 20 barracas dispostas no local.

O local ganha maior visibilidade, devido ao chamado Circuito da Laranja, que desde 2010, leva os turistas para conhecer os principais pontos turísticos da cidade (falaremos sobre isso em breve).

VANTAGENS
A venda dos produtos no mercado é feita utilizando-se de nota fiscal, isso gera um melhor controle dos dados refentes a economia rural no município.

O fato de estar a beira da BR, torna o Mercado visível, e mostra que uma boa parte da economia tanguaenses é fundamentada nas atividades agrícolas.

DESVANTAGENS
A estrutura física do mercado é precária. Desde 2006, o local era coberto por uma lona de circo. Esta realidade "mudou" mais recentemente, há poucos anos. "Mudou", entre aspas, devido ao fato de que apenas trocaram a lona de circo por uma outra lona, mas desta vez com a logo da prefeitura. Poucas melhorias foram feitas.

Até onde sabemos, não há um depósito para os produtos, o que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista. Já que isso evita a possibilidade de roubo, mas favorece os dano aos produtos por meio do transporte (se essa informação estiver incorreta, por favor nos corrijam, pois infelizmente não pudemos averiguar). 


Talvez uma melhor estrutura, tornasse o mercado ainda mais popular. Se mais artesanatos rústicos forem produzidos, (dando valor aos produtos de nossa terra) e forem vendidos e divulgados nesse espaço, nossa cultura passa a dar destaque a própria cultura. E muitas outras coisas podem ser pensadas e trabalhadas em cima disto. 

Não sabemos onde o governo atual pretende levar o Mercado do Produtor Rural, quais os seus planos, mas esperamos que sejam planos de tornar este lugar um bom motivo pra se lembrar e orgulhar de Tanguá.

T.A.!

0 comentários:

Postar um comentário

Concorda? Discorda? Conhece um caso parecido? Deixe seu comentário, sua opinião. Sua participação é importante pra nós.

::NAS REDES::

Visite nossa página! Siga-nos no Twitter! Nos adicione aos seus círculos! Increva-se no  nosso Canal!! Baixe o app para Android e IOS Image Map

::CURTE::

PARCEIROS

   

Pra ser nosso parceiro, basta adicionar este banner em alguma lugar da sua página, e faça uma postagem falando sobre nosso trabalho. Em seguida, nos notifique pelo e-mail tanguaagora@gmail.com. Faremos o mesmo, e divulgaremos nas redes sociais.
Seja nosso parceiro