30 agosto, 2013
A Rua 19 de Novembro, no centro de Tanguá, popularmente conhecida como Rua do DPO, é uma das principais ruas do nosso município.Em reunião ,a Câmara de vereadores de Tanguá, aprovou o projeto de lei que vai permitir a mudança do nome da rua 19 de Novembro para João dos Santos Nunes.
Em reprovação a mudança do nome, o Vereador Luciano Lúcio Natalino postou em seu mural no Facebook o seguinte texto:
"PARA EFEITO DE REGISTRO PARA A POSTERIDADE: Ontem a Câmara de Vereadores de Tanguá aprovou projeto de lei mudando o nome da Rua 19 de Novembro, no Centro. VOTEI CONTRA E FAÇO QUESTÃO DE REGISTRAR ESTE FATO! Nada tenho contra seu João (pai de Dolfo da Cerâmica) que passará a dar nome aquela rua. Muito pelo contrário; ele deu grandes contribuições para o desenvolvimento de nossa região. Mas sou terminantemente contra a mudança de nomes de ruas, principalmente quando estas fazem referência A DATAS HISTÓRICAS DE NOSSO PAÍS. Numa terra onde, a cada dia que passa, nossos jovens "desconhecem" mais a formação do povo brasileiro, este tipo de ato, para mim, significa um retrocesso quando se fala (verdadeiramente) em cidadania. Não sou dono da verdade e tudo foi feito nos trâmites legais; nenhum vereador desrespeitou a Lei. Mas, para mim, faltou bom senso e espírito republicano no que tange a aprovação desta matéria. Fica o registro."
Comentários foram feitos em torno do assunto, questionando a necessidade de mudar o nome da rua, e os meios pelos quais isso foi decidido.
Um abaixo assinado, foi feito e veiculado entre os moradores da rua. Todavia, boa parte dos moradores não tinha noção do ocorrido. O número de votações a favor da mudança venceu e ficou decidida a mudança.
E aí outros assuntos vem a tona.
- Muitos se perguntam porque não puseram o nome em outra rua? Há varias outras ruas que ainda estão só no número, como as ruas 17 e 22 (Vila Côrtes), e 39 (Bandeirantes).
- A rua 19 de Novembro é mais que uma rua, é uma ligação com a história do nosso país. E de fato existe espaço de sobra na cidade para homenagear o senhor João dos Santos Nunes (que sem sombra de dúvidas merece uma homenagem).
- Além do mais, a mudança do nome não acarretaria problemas para os comerciantes (que são muitos) localizados nesta rua? Mudar nome das correspondências, prestar contas da mudança a Receita Federal,... tudo isso dá trabalho.
- Outro questionamento (mas que pode ser subjetivo) é porque a preocupação em mudar o nome de uma rua quando existem tantos outros problemas para serem resolvidos na cidade?
- E porque tantos moradores da rua não sabiam do abaixo assinado? não deveria haver um comunicado que garantisse a ciência de todos os moradores (ou da maioria, pelo menos) em relação ao fato?
Após os comentários da postagem, o vereador comentou o seguinte:
"Recebi a notícia que vários moradores da Rua 19 de Novembro estão se mobilizando e fazendo um 'novo' abaixo assinado para derrubar a Lei aprovada ontem. Já pedi, pessoalmente, hoje ao Prefeito Valber Marcelo que - caso a câmara insista em desrespeitar a decisão da maioria dos moradores, - ele vete a Lei. Se o veto for quebrado e eu tiver em minhas mãos um abaixo assinado com mais assinaturas do que o que foi apresentado, eu darei entrada no Ministério Público visando a manutenção da ordem, do bom senso e o respeito a Legislação vigente"
A Importância de cada nome
Pra que possam entender melhor, o nome 19 de Novembro faz alusão ao Dia da Bandeira Nacional, uma homenagem patriota que não deixa de lembrar que Tanguá possui uma história.
Saiba mais sobre a nossa Bandeira Clicando Aqui
Já o do senhor, João dos Santos Nunes (pai Robson Siqueira Nunes, que foi encontrado morto após ser sequestrado no dia 10 de setembro de 1987), fundador da Cerâmica Marajó, é uma homenagem a um dos empresários que deu orça praquela que é hoje, uma das características mais lembradas no quesito serviços, em Tanguá: a própria cerâmica.
Já o do senhor, João dos Santos Nunes (pai Robson Siqueira Nunes, que foi encontrado morto após ser sequestrado no dia 10 de setembro de 1987), fundador da Cerâmica Marajó, é uma homenagem a um dos empresários que deu orça praquela que é hoje, uma das características mais lembradas no quesito serviços, em Tanguá: a própria cerâmica.
Pra entender melhor, clique na imagem abaixo:
E como uma coisa puxa a outra, um caso antigo foi lembrado: o da menina Fernanda Suellen Grip, que foi atropelada na BR 101, e que, em homenagem teve seu nome dado a uma escola. O que foi posto em questão é que não fizeram nenhuma passarela no lugar. Dar nomes a ruas, de fato é muito fácil (pra quem nomeia), mas fazer uma homenagem sóbria e que de fato mostre que há alguma importância na falta de um indivíduo, é bem mais complexo. Ou talvez nem seja tanto. Falta, talvez, um pouco de tato das partes que o fazem, e que tornam esse gesto um simples transtorno banal.
T.A.!
Marcadores:#Matéria
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
::MARCADORES:
::SERVIÇOS::
::NAS REDES::
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpzpuBS2VxdKzMOxe00_0kEfNIKefwRaEWV7pm6z4xJgoa_Aw6cqCcF9GRdqPoFoYdZBWWyU5BcW2TP3drSjxvLcImFF4wcb0n996S21skdtZQ7LPFRr-Oq9FNkMLlteeSaVk73Io42P4/s1600/mapa+3.png)
0 comentários:
Postar um comentário
Concorda? Discorda? Conhece um caso parecido? Deixe seu comentário, sua opinião. Sua participação é importante pra nós.