15 setembro, 2013
trabalhos relacionados a Arte, Turismo,...) está organizando um evento de passeio pela cidade de Tanguá. Esse passeio seguirá roteiro do Circuito da Laranja.
Essa atitude nos leva a pensar em algumas coisas que já foram citadas por alto neste blog. Tanguá possui um grande potencial turístico que pode e deve ser explorado, com destaque para o ecoturismo e esportes ecológicos. Com a aplicação do projeto adequado, Tanguá cresceria exponencialmente no ramo. Mas isso exige um bom planejamento (nada difícil de fazer, por sinal). Se cursos de turismos forem administrados e as secretarias trabalharem em prol de valorizar o turismo na cidade, Tanguá poderia responder de forma muito natural e proveitosa.
Existe hoje, uma carência de iniciativas que valorizem a nossa gente, nossa terra, nosso trabalho, nossos frutos,... enfim, nós. O povo tanguaense aprendeu a procurar de tudo nas cidades vizinhas, mas muitos não sabem o que há de bom na própria cidade. Claro que é importante essa abertura para outros grupos empresariais, até para adquirir novas experiências e para mostrar o quanto devemos valorizar nossa cidade, mas é ainda mais importante a participação do povo daqui.
Tanguá é linda e pode ser mostrada dessa forma pras pessoas que vem de fora. Não se pode aceitar conformadamente, que Tanguá vá ser uma eterna cidade dormitório, quando tem tanta coisa interessante pra ser aproveitada. Cada projeto voltado para o turismo em Tanguá, pode ser um facilitador para o crescimento de outras áreas como cultura, esporte, promoção e inclusão social, saúde,... enfim.
Se quer um exemplo, pense desta maneira: montamos um roteiro de excursões com prática de esportes ecológicos. Vagas de empregos se abririam para profissionais de educação física, turismo, técnicos de meio ambiente, donos de pousadas (e essa instalação por sua vez abriria espaço para, cozinheiros, gerentes, faxineiros e outras funções), e mais um leque de diversas profissões. Isso é geração de empregos. Excursões escolares poderiam ser feitas para estudar a biologia, a geografia, a geologia, a história, e tantas outras matérias. Isso é educação interativa e de qualidade. Nossa renda teria um novo ponto de origem. Seria uma apoio a economia da cidade. Isso é geração de renda. Nosso meio ambiente seria mais valorizado, assim como o trabalhador rural.
Mas não é só isso. Porque nos prender ao turismo rural? Qual o motivo pra não termos um teatro que funcione? Um cinema que faça algo diferente? Um museu ou espaço que receba obras de arte? Na verdade não há nenhum que faça realmente sentido. Uma frase dita pelo Rodrigo Lúcio (da pagina Tanguá Antigo) e que deve ser lembrada é: "A Cultura deve deixar de ser o laço do bolo.". E com isso fica implícito que, a Secretaria de Cultura de Tanguá deve parar de ser referência de organização de festas, e passar a agir de forma mais profunda, fazendo ligações com as outras secretarias, criando patrimônios duráveis e não só eventos esporádicos.
Se tem sua própria opinião sobre a questão de turismo na cidade de Tanguá, então basta deixar um comentário abaixo.
T.A.!
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
::MARCADORES:
::SERVIÇOS::
::NAS REDES::
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpzpuBS2VxdKzMOxe00_0kEfNIKefwRaEWV7pm6z4xJgoa_Aw6cqCcF9GRdqPoFoYdZBWWyU5BcW2TP3drSjxvLcImFF4wcb0n996S21skdtZQ7LPFRr-Oq9FNkMLlteeSaVk73Io42P4/s1600/mapa+3.png)
0 comentários:
Postar um comentário
Concorda? Discorda? Conhece um caso parecido? Deixe seu comentário, sua opinião. Sua participação é importante pra nós.